NetGlobe Blog

Tecnologia e Inovação

Últimas Postagens

Postagens

Filtrar por Categoria
Isabela Vianna
By
Março 26, 2020

Metodologia agil: por que aplicar no seu projeto

  Inovar

 

agile-fuehrung

Você certamente já ouvir falar sobre metodologia ágil em desenvolvimento de software e em gerenciamento de projetos. Esse método existe desde 2001, fundado por um grupo de programadores que produziu o famoso “manifesto ágil”. Mas por que a metodologia está ganhando mais visibilidade só agora?

 

Em resumo, a metodologia ágil se caracteriza com entregas rápidas de um produto ou projeto, feitas sequencialmente. Mas não se engane: isso não significa que o tempo de produção e desenvolvimento diminuiu.

 

A parte rápida acontece porque é entregue parcelas do produto final, ou seja, o usuário utiliza sem que ele esteja totalmente finalizado. Dessa forma, os organizadores realizam atualizações e complementações durante o uso para que tudo saia conforme esperado.

 

POR QUE ISSO É INTERESSANTE?

 

Diferente do modelo cascata – em que a entrega do projeto só é feita com todas as etapas finalizadas – a metodologia agile faz com que o cliente já tenha em mãos seu produto, transformando o desenvolvimento do projeto em algo “palpável”.

 

Em muitos casos, os usuários são responsáveis por mudanças essenciais do desenvolvimento. Com o produto já em uso, é possível verificar falhas, melhorias e modificações de acordo com a experiência do usuário. Esse fator transmite uma sensação de agente transformador para o cliente, necessária nos dias de hoje em que o one to one e a personalização fazem tanto sucesso.

 

AdobeStock_303430811

COMO APLICAR AO SEU PROJETO?

 

Por ser uma metodologia que não segue um roteiro de desenvolvimento exatamente pré-definido, podem haver dificuldades em sua aplicação. Para utiliza-la da melhor forma será preciso muita interação entre o time desenvolvedor e reuniões semanais para discussão do projeto.

 

Os chamados “sprints” foram criados exatamente para isso. Através deles são definidas tarefas a serem entregues até determinado período, que pode variar entre uma ou quatro semanas. Após esse intervalo de tempo, o time se reúne para discutir as metas atingidas, bem como as melhores soluções para a finalização de cada parte do projeto.

 

Para esses encontros, muitos grupos utilizam o apoio de ferramentas a fim de tornar o processo mais interativo. Existem diversas opções destas no mercado, desde post-its até softwares de tecnologia agile, a escolha de qual melhor se adéqua fica a critério do time. Além disso, plataformas de videocolaboração são muito utilizadas para comunicação nas etapas do projeto. Afinal, ela é parte essencial para que essa metodologia atinja o objetivo final: o sucesso do cliente.

#AcademiaDeCIO 320x320

 

Quer Ser O Próximo 320x320