NetGlobe Blog

Tecnologia e Inovação

Últimas Postagens

Postagens

Filtrar por Categoria
Isabela Vianna
By
Abril 01, 2020

Multicloud: o que é?

Para a maioria das empresas, ter ferramentas em nuvem se tornou regra em meio a tantas exceções. Seja para o uso de data center, plataformas de produção e disponibilização de conteúdo, videoconferência, entre outras variações, a cloud é uma das primeiras a ser pensada como alternativa para solucionar as demandas dos mais diferentes segmentos.

 

Com o aumento da utilização e da oferta de provedores de nuvem, o grande desafio se tornou gerenciar todas essas plataformas, de forma fácil e acessível para todos os envolvidos no projeto. Pensando nesse desafio, o conceito “Multicloud” começou a ter visibilidade, mas qual o significado e as vantagens de utilizá-lo?

 

AdobeStock_87878912

O QUE É?

Multicloud é, basicamente, o ato de utilizar várias soluções em nuvem simultaneamente, independente do seu caráter ser privado, público ou híbrido. Essa é a realidade de muitas empresas que enxergam no cloud uma oportunidade incrível de aproveitar o potencial de cada recurso. No entanto, ainda existem negócios que optam por apenas um modelo de nuvem, estes podem acabar perdendo e burocratizando suas ações.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Com o surgimento de tantos provedores de nuvem com ofertas crescentes, a empresa encontra no multicloud um modelo de aplicação segmentada. Nessa estratégia, os profissionais podem optar por aplicar cada recurso em uma nuvem adequada para ele.

 

Esse movimento permite mais flexibilidade, liberdade e redução de custos, isso porque a empresa consegue otimizar seus recursos e ser mais competitiva, utilizando o melhor provedor para cada aplicação. As operações têm o potencial de se tornarem mais elásticas, escaláveis, mensuráveis e dinâmicas.

 

NetGlobe-Video-Cloud 2-1

COMO SE APLICA NA VIDEOCONFERÊNCIA?

O uso de plataformas em cloud para videoconferência se tornou amplamente utilizado. Existe uma grande diversidade de soluções, capazes de se adequarem a cada necessidade. A NetGlobe possui um posicionamento Multicloud, ou seja, oferece diversas tecnologias de videoconferência para que o cliente tenha o poder de escolha de qual o atenderá melhor.

 

No entanto, com o aumento do uso dessas soluções, muitas empresas se veem utilizando diferentes plataformas para cada área ou unidade de negócio, o que pode gerar burocracia e dificuldade na integração da comunicação. Uma das alternativas para driblar esse desafio é selecionar uma plataforma de integração entre tudo que a empresa já tem dentro de casa.

 

O NetGlobe Video Cloud, por exemplo, é uma solução de videoconferência capaz de integrar as mais variadas plataformas, como MS Teams, Hangouts, Skype For Business, Equipamentos SIP/H.323, entre outros. Dessa forma, toda a empresa consegue se conectar na mesma sala virtual, mesmo utilizando soluções diferentes.

 

Saiba mais: NetGlobe Video Cloud – A Nova Era das Videoconferências

 

Em outros casos, a organização acaba por optar em utilizar uma plataforma padrão de comunicação por vídeo. Nesse caso, será preciso analisar e escolher qual a melhor solução pensando em todas as aplicações da área de negócios, para que não haja uma perda de investimentos.

#AcademiaDeCIO 320x320

 

Quer Ser O Próximo 320x320