NetGlobe Blog

Tecnologia e Inovação

Últimas Postagens

Postagens

Filtrar por Categoria
Isabela Vianna
By
Maio 29, 2020

Passo a passo: como implementar videoconferência na sua empresa

A comunicação empresarial é uma grande preocupação para líderes e gestores que planejam alcançar o sucesso de um negócio. Em um departamento de qualquer empresa, a união e a comunicação são imprescindíveis. Caso isso não aconteça, o resultado pode ser terrível – tanto em desempenho, quanto em número.

 

Existem diversas ferramentas estratégicas para a resolução deste problema, como listamos na publicação "5 dicas para melhorar a comunicação na sua empresa". Neste artigo, vamos abordar a solução focada em uma plataforma de videoconferência, capaz de impulsionar a comunicação entre times e ainda reduzir custos em deslocamento.

 

Você saberá quais são os passos para aplicar uma solução de videoconferência na sua empresa, de forma adequada e bem pensada.

 

Remote interview

1 – Entender as características e capacidade da sua rede

Você provavelmente utiliza uma espécie de rede de internet para que a sua empresa realize as atividades e processos naturais de cada área. Ao pensar em implementar uma solução de videoconferência, você deve entender as características e a capacidade de fluxo de tráfego que ela é capaz de suportar.

 

Essa informação poderá ser encontrada com a sua equipe de TI. Ela é responsável por gerenciar e analisar o desempenho da rede para que todos os processos possam acontecer normalmente. É interessante entender qual o comprometimento da sua rede com outros serviços baseados nela, assim você poderá ter uma visão de como esta nova solução impactará as outras já utilizadas.

 

Outro ponto importante na hora de avaliar as plataformas de videoconferência e a empresa prestadora do serviço, é a possibilidade de suporte à solução. Na NetGlobe, por exemplo, existe um time de especialistas para avaliar o desempenho das chamadas, bem como garantir o funcionamento de todas as funções. Dessa forma, os riscos são mitigados e a tecnologia será uma preocupação a menos pra você.

2 – Escolha da plataforma de videoconferência

Existem inúmeras plataformas de videoconferência no mercado. Com a ampliação do uso da solução por conta da COVID-19, a oferta deste produto aumentou. Webex, Zoom, Hangouts, entre outras, são exemplos comuns utilizados por muitas empresas que possuem essa demanda.

 

Cada plataforma tem sua particularidade, por isso é importante avaliar qual será a mais adequada para o seu caso. Muitas vezes, elas possuem uma versão gratuita e de demonstração, com recursos limitados, mas suficiente para que você possa fazer sua decisão de compra, assegurando o investimento que será utilizado.

 

Click me

3 - Acesso ao ambiente virtual e treinamento da equipe

Após escolher a plataforma de videoconferência que melhor se adequa ao seu negócio, será preciso solicitar à empresa contratada as informações de acesso ao ambiente virtual. Além disso, será um grande diferencial contar com um treinamento da plataforma com os usuários-chave da sua empresa.

 

Esses serviços, geralmente, são oferecidos à parte da plataforma e são caracterizados como assistência da empresa contratada. Dependendo do fornecedor da solução, treinamentos e suportes não serão inclusos no plano, o que pode dificultar o uso e a adaptação do seu time à solução.

 

Por isso recomendamos que o processo de decisão da plataforma, bem como da empresa fornecedora, seja o mais minucioso possível. Afinal, seu objetivo é resolver um problema e não criar outro.

#LançamentoDigital 320x320