NetGlobe Blog

Tecnologia e Inovação

Últimas Postagens

Postagens

Filtrar por Categoria
Isabela Vianna
By
Março 23, 2020

Qual a importância da inovação?

  Inovar

Constantemente ouvimos que para alcançar o sucesso é preciso inovar. Mas qual é a real importância da inovação e como aplicá-la no dia a dia?

 

Strategic-Partnerships

A palavra inovação tem origem no latim "innovare", que significa "trazer para dentro", "inserir o novo". Quando pensamos em inovar no mundo empresarial, geralmente associamos o termo à softwares revolucionários, à disrupturas digitais ou até mesmo à grandes mudanças no modelo de negócios. Mas, na realidade, ela acontece principalmente nas pequenas ações diárias.

 

A inovação está presente em escutar e entender os colaboradores, em convidá-los a participar das formulações estratégicas da empresa. Também está na diversidade, na reunião de grupos diferentes em raça, cor, gênero, idade, localidade, entre outros. Está presente em um pequeno brainstorming ou feedback com o gestor.

 

Já diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”, e é exatamente isso que acontece quando a empresa está disposta a ouvir o seu time e pensar em conjunto para solucionar os problemas encontrados no dia a dia. Se apenas uma cabeça pensasse em todas elas, o resultado seria sempre o mesmo e a inovação estaria a cada dia mais respirando por aparelhos.

 

Quando a empresa escolhe proporcionar espaço para a inovação, está dando oportunidade também para o seu próprio crescimento. Ao inovar, ela se torna mais adequada e preparada para o futuro e, consequentemente, tem mais sucesso nas suas ações. Steve Jobs, empresário americano fundador da Apple, acreditava que "A inovação é o que distingue um líder de um seguidor".

 

A importância da inovação está nos pequenos detalhes, os quais são responsáveis por transformar positivamente toda a organização. Afinal, inovar é menos arriscado do que continuar sempre no mesmo lugar.

#AcademiaDeCIO 320x320

 

Quer Ser O Próximo 320x320