NetGlobe Blog

Tecnologia e Inovação

Últimas Postagens

Postagens

Filtrar por Categoria
Isabela Vianna
By
Março 17, 2020

Videoconferência ou webinar: entenda qual você realmente precisa

Na era das soluções por vídeo, é natural confundir tantas plataformas. Saber diferenciar e escolher qual é a melhor opção para determinada demanda é essencial para que haja garantia da aplicação correta dos investimentos e que a frustração seja evitada.

Um exemplo comum deste problema é a confusão entre videoconferência e webinar quando o objetivo é proporcionar um encontro por vídeo. Apesar de parecidas, as soluções possuem diferenças cruciais que podem afetar a experiência do usuário, além de serem destinadas a usos diferentes.

 

What is a Cloud Phone System Featured Image (iStock-1041561910)

 

VIDEOCONFERÊNCIA

 

Em uma plataforma de videoconferência é possível realizar um encontro entre diversas pessoas de forma ambilateral, compartilhar conteúdo, gravar o encontro, entre outras facilidades. O diferencial da videoconferência é a simulação de uma reunião real, na qual os participantes podem efetivamente participar do encontro, levantar pontos e serem ouvidos.

Caso seja necessário realizar um encontro para discussão de pontos ou alinhamento, a videoconferência será a melhor opção, porque oferece a possibilidade de comunicação ambilateral. As features oferecidas por essa solução são mais adequadas para essa situação, bem como os equipamentos necessários.

 

WEBINAR

 

Na plataforma de webcast o encontro acontece de forma diferente. Existe a transmissão da apresentação por vídeo para determinado número de pessoas, com a opção de compartilhar conteúdo, chat interativo, entre outras. Mas, nesse caso, os convidados agem como telespectadores, ou seja, só conseguem assistir ao encontro, com interação apenas pelo chat.

Na demanda de um comunicado geral, evento ou treinamento no qual o número de pessoas será elevado e conversas paralelas serão um problema, o webcast é perfeito. O seu modelo unilateral permite que a experiência ao assistir seja excelente e sem distrações. Dessa forma a informação consegue ser transmitida sem a presença de ruídos que poderiam atrapalhar a sua disseminação.

 

bigstock-business-education-and-techno-271557730

 

COMO ESCOLHER?

 

As duas soluções são pertinentes para o mundo corporativo e se encaixam de diferentes formas. Para que não haja perca de investimento na hora de escolher a opção, é preciso analisar todas as nuances da demanda, bem como a expectativa dos stakeholders em relação a ela.

Alguns pontos decisivos são: número de participantes, espaço utilizado, objetivo do encontro, quem serão os participantes principais, entre outros.

#AcademiaDeCIO 320x320

 

Quer Ser O Próximo 320x320